Olá, eu sou a Ana!

professora de organização, escritora, poeta, libriana (com lua em capricórnio & vênus em virgem), mãe de gato, introvertida, INFP, filósofa, jovem mística & cria dos anos 90.

eu fiz faculdade de letras – português/literatura –, mas nunca trabalhei na área. cheguei a fazer a iniciação científica, mas a vida acadêmica nunca me chamou de verdade.

eu já fui assistente de revisor de texto, tradutora & professora de inglês. antes do Eu Organizado, eu trabalhava com tradução.

já fiz diversos bicos, mas nada, nunca, me realizou mais do que ensinar as pessoas a organizarem as suas vidas ❤️‍🔥

10 fatos
sobre a Ana

  • por mais problemática que a série tenha sido, o Matthew Perry tem um espaco eterno e inimovivel no meu coracao. eu perdi a conta de quantas vezes eu revi Friends. acho que e uma das poucas coisas da adolescencia que (apesar dos pesares) nao caiu no meu conceito.

  • Eu não conheço a minha família de sangue, mas sou muito grata à ela. Não fosse a minha mãe e o meu pai de sangue, eu jamais teria vindo para a família que eu escolhi para o meu coração.

  • Até ano retrasado, eu nunca tinha ficado bêbada 😆

  • Fiz sapateado por quase 5 anos. Até hoje sei algumas coisas. Um dos itens da minha lista de atividades do sonho é aprender dança contemporânea. Nessa lista também tem: fazer crossfit, fazer aulas de teatro e voltar para a yoga.

  • Tudo isso em Portugal, durante meus 6 meses de estadia por lá. Morei no Porto de 2018 até 2019.

  • Comecei a fazer um curso de Iniciação Oracular, em 2023. De lá para cá, fiz um curso sobre escrita e um outro sobre terapia energética que mudaram muito a minha visão de mundo e de mim mesma. Isso aliado à volta para a terapia – depois de mais de 7 anos sem ela – mudou drasticamente o rumo da minha vida.

  • A típica libriana era eu, quando criança. Pegava todas as roupas da minha mãe, sapatos imensos que não cabiam no meu pé, arrumava o cabelo e pendura mil bijuterias e fazia ensaios caseiros posando na frente de um lençol laranja em casa, mesmo.

  • Eu sou a maior fã de Welcome to Night Vale e Alice Isn't Dead que você vai conhecer. Os meus podcasts favoritos são ficcionais e eu não escuto nenhum outro tipo de podcast. Odeio podcast! Leio poucos artigos na internet, embora tenha consumido muito mais do YouTube e do Substack ultimamente. O meu maior consumo hoje em dia é de livros, sem dúvida.

  • Uma escola livre de filosofia que eu não frequento mais, hoje em dia, mas que formou a base do meu caráter e da minha ética em uma idade & numa fase da vida onde essa intervenção se provou essencial.

  • Estou há 4 anos namorando e conheci o meu namorado no Tinder. Antes dele, tive 2 relacionamentos longos que também se originaram por lá. Estou há muitos anos fora do aplicativo, mas eu sempre tive um dedo bom & um talento para conhecer e construir laços e me aproximar das pessoas pela internet primeiro.

    Só conheci gente fina no Tinder e não tenho nenhuma história ruim para contar sobre ele. Ô sorte!

O que eu quero construir para o meu 2024: os bastidores

a gente é tudo aquilo que nós nos permitimos afirmar que somos. e falar as coisas em voz alta, ou para o mundo, é uma imensa parte do processo de expressão.

nos últimos dois anos, desde depois da pandemia, eu tenho sentido e buscado abrir mais espaços – e mais tempo – para me expressar. seja através da dança, da escrita, da poesia ou do desenho. confesso: a escrita & a poesia são os meus caminhos favoritos.

quase todo dia de manhã, ano passado, eu escrevi livremente no meu caderno. eu comecei a coletar aquilo que de mais importante, ou sensível, ou complexo, ou forte, estava orbitando no meu mundo interno. no meu campo.

2023 também foi o ano em que eu voltei para a terapia.
eu poderia escrever um texto imenso só sobre isso, risos.

de muitas formas, e em camadas, num longo & profundo processo, eu comecei a buscar um outro nível de qualidade existencial. e muito disso passa, pra mim, pelo tempo que eu faço e pela presença que eu me mesma me entrego no meu dia-a-dia – na minha rotina.

ela,
soberana,
que é o
chão sagrado
do nosso trabalho
interno
.

2024, pra mim, vai ser um ano de contínua reforma íntima. de muitos projetos, mas também de muita vida. se você está aqui, eu te convido: vem comigo & obrigada pela companhia.

Meu podcast
no Spotify:

Episódios novos 2x por mês, aos domingos de manhã 🔥

Biblioteca Eu Organizado

Uma estante virtual com as indicações literárias mais clássicas da Ana – que eu vivo sugerindo para vocês. Clique nas fotos para ver os livros!

Os links são afiliados. Na compra de qualquer produto através desses links, você apoia o conteúdo gratuito do Eu Organizado. :)

O melhor livro sobre organização digital que você vai ler na sua vida. O método do Tiago é perfeito, Leia!

Que livro sensível! Ele te dá esperança, renova a sua fé no invisível e no subjetivo. Sério: apenas leia. É incrível!

Você não tá preparado para o golpe que é aprender os nomes que as suas emoções tem. Leia, leia, leia!

Esse livro é uma viagem! E apenas aqueles que tem a mente aberta vão conseguir aproveitar esse mergulho.

Um livro muito poético para quem gosta de astrologia. Divertido, leve e profundo ao mesmo tempo.

Um relato e uma história sagaz sobre como era (como é?) a vida de muitas mulheres. Viciante!

Eu nunca li um livro mais maravilhoso sobre ansiedade até hoje. Muito poético e muito profundo.

Não há história melhor do que essa no mundo inteiro. E não tem melhor escrito para contá-la do que a Lionel.

Através da própria escrita da Jenny, você é convidado a tomar o seu tempo e a refletir sobre a sua vida.

Um livro que vai te surpreender desde a primeira página. Muito original, muito inteligente!

Você não sabe ler para estudar: não de verdade. Leia esse livro e aprenda a ler com a caneta na mão. Disponha!

Saramago escreveu tão bem sobre Reis e Pessoa que agora, na minha cabeça, esse também é um livro deles :')

O mundo da Ana